EUGENIO BARBA E JULIA VARLEY

O DIRETOR EUGENIO BARBA E O ODIN TEATRET

Teórico da antropologia teatral, Eugenio Barba nasceu em 1936 na Itália. Em 1954, emigrou para a Noruega para trabalhar como soldador e marinheiro. Formou-se em Francês, Literatura Norueguesa e História da Religião, na Universidade de Oslo. Em 1961, foi para Wroclaw (Polônia) estudar direção teatral na Escola Estadual de Teatro, mas saiu um ano depois para unir-se a Jerzy Grotowski, que era líder do Teatr 13 Rzedow em Opole. Barba ficou com Grotowski por três anos. Em 1963, viajou para a Índia, onde teve seu primeiro encontro com o Kathakali. Quando retornou a Oslo, em 1964, queria tornar-se um diretor de teatro profissional, mas como era estrangeiro, não foi bem vindo na profissão. Então, ele começou seu próprio teatro. Uniu-se a um grupo de jovens que não tinham sido aprovados para a Escola Estatal de Teatro (Oslo’s State Theatre School), e criou o Odin Teatret em 1º de outubro de 1964. O grupo treinou e pesquisou em um abrigo contra ataques aéreos. Sua primeira produção, “Ornitofilene”, do autor norueguês Jens Bjørneboe, foi apresentada na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Em seguida, foram convidados, pelo município dinamarquês de Holstebro, a criar um laboratório teatral na pequena cidade. Ofereceram uma velha fazenda e uma pequena quantia em dinheiro para começarem. Desde então, Barba e seus colegas fizeram de Holstebro a base do Odin Teatret.

Ao longo da sua carreira, Eugenio Barba dirigiu 74 produções, algumas das quais exigiram mais de dois anos de pesquisa. Entre as melhores destacam-se Ferai (1969), My Father's House(1972), Brecht's Ashes (1980), The Gospel according to Oxyrhincus (1985), Talabot (1988), Kaosmos (1993), Mythos (1998), Andersen's Dream (2004), Ur-Hamlet (2006), Don Giovanni all'Inferno (2006), The Marriage of Medea (2008), The Chronic Life (2011), Ave Maria (2012) e "A Árvore" (2016).

Desde 1974, Eugenio Barba e o Odin Teatret delinearam sua própria forma de estar presente em um contexto social através da prática do teatro "permuta", uma troca através de performances com a comunidade. Em 1979, Eugenio Barba fundou a ISTA, International School of Theatre Anthropology (Escola de Antropologia Teatral). Ele também faz parte do conselho de jornais estudantis como o "The Drama Review", "Performance Research", "New Theatre Quarterly" e o "Teatro e Storia”. Ao longo da carreira, o diretor já foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa nas Universidades de Aarhus, Ayacucho, Bologna, Havana, Warsaw e com o “reconhecimento do mérito científico” pela Universidade de Montreal, além de premiado com a Danish Academy Award, Mexican Theatre Critics' Prize, Diego Fabbri Prize, Pirandello International Prize, e Sonning Prize, concedido pela Universidade de Copenhagen. Eugenio Barba tem livros, artigos e ensaios publicados em numerosos países e línguas.

Ensina ainda regularmente em universidades européias, do Norte, Sudamérica e há oito anos no projeto A ARTE SECRETA DO ATOR em Brasília, Brasil. 


A ATRIZ JULIA VARLEY

Nasceu em 1954, em Londres (ING) e integrou o Odin Teatret em 1976. Além de atuar, participa ativamente como diretora, professora, organizadora/produtora e escritora. Desde 1990 faz parte da organização daISTA (International School of Theatre Anthropology).

Desde seu início em 1986, participou ativamente do The Magdalena Project, uma rede de mulheres do teatro contemporâneo. É diretora artística do festival Transit em Holstebro (DIN) e edita a revista The Open Page, dedicada às mulheres no teatro. É autora dos livrosO Vento do Oeste, uma novela escrita por um personagem teatral, e Pedras d’água, sobre suas experiências como atriz do Odin Teatret. Seus artigos e ensaios são publicados em diversas revistas como Mime Journal, New Theatre Quarterly,Teatro e Storia, Conjunto, Lápis e Máscara.

EspetáculosAnabasisEl millónCinzas de BrechtO Evangélio Segundo OxyrhincusTalabotKaosmosNo Esqueleto da BaleiaO Quarto do Palácio do ImperadorOde ao ProgressoMythosAs Grandes Cidades sob a LuaSonho de AndersenDon Giovanni all'InfernoO Castelo de HolstebroAs Borboletas de Dona MúsicaMatando o Tempo, A Vida Crônica, Ave Maria e A Árvore.

Demonstrações de trabalho: Os ventos que sussurram, O eco do silêncio, O irmão morto, As relações entre texto e ações, O tapete voador.

Espetáculos dirigidos por Julia Varley: Auf den Spuren des Yeti eBlau, com Pumpenhaus Theater, Alemanha; Sementes da memória Branca é a noite, com Ana Woolf, Argentina; Fox Wedding, uma produção infantil com Hisako Miura, Japão; Il figlio di Gertrude eL’esausto o il profondo azzurrocom Lorenzo Glejeses e Manolo Muoio, Itália; O sabor das laranjascom Gabriella Sacco, Italia; Tierra de fogocom Carolina Pizarro, Chile; Anônimas com Amaranta Osorio e Teresa Garcia Herranz, Colômbia e Espanha; Estrelas com Marilyn Nunes, Brasil.